Prefeitura de Jales participa da 17ª Reunião Regional de Museus da Região

Geral Da Redação em 06 de maio, 2022 17h05m
Facebook Twitter Whatsapp

Na manhã do último dia 4 de maio, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, participou da 17ª Reunião Regional de Museus da região administrativa de São José do Rio Preto, que contou com a presença de várias cidades do Noroeste Paulista de forma remota.

As principais pautas debatidas na reunião foram as demandas apresentadas pelos gestores municipais e representantes dos museus da região, editais do Proac, formas de financiamento, Encontro Paulista de Museus e Sonhar o Mundo e o fortalecimento do grupo com propostas de criação e desenvolvimento de projeto regional.

O primeiro tópico discutido foi sobre os editais do Proac 2022, voltados para as áreas que dialogam com os espaços de museu, como Artes visuais (Produção de exposição inédita); Audiovisual (Produção de game, conteúdo XR); Cidadania cultural (Cultura negra, urbana, LGBTQIA+) e Cultura Popular (Caiçara, Indígena e Quilombola).

Também foi evidenciado um aumento de verba de investimento nos editais, um ponto positivo para cidades que possuem projetos voltados ao turismo e cultura. Além disso, foi falado sobre a oportunidade de oferecimento de cursos de capacitação para a elaboração de projetos, o que facilitará na aprovação por parte dos critérios do Proac.

Publicidade

De acordo com a representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que participou da reunião, Lana Lima Oliveira, “também foi relatado sobre dois eventos anuais onde o IBRAM mobiliza os museus do Brasil, a Semana Nacional dos Museus, marcada para o dia 18 de maio, quando será celebrado o Dia Internacional dos Museus e abordado o tema ‘Poder dos museus’ e a Primavera dos Museus, marcado para o mês de setembro”.

Os participantes da reunião apresentaram questionamentos e dúvidas sobre horários e dias de funcionamento dos museus, “uma vez que um museu também é de interesse turístico, portanto horários flexíveis e condizentes com atividades turísticas (sábados e domingos) são atrativos para a população”, ressaltou Lana.

O fortalecimento da comunicação entre museus de diferentes municípios também foi muito evidenciado na reunião, “com ênfase nas experiências de uma cidade que não possui um museu e a experiência de uma cidade que o possui, e como a comunicação e projetos criados em conjunto podem ajudar a facilitar os processos e fortalecer a cultura de museus na nossa região”, pontuou.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp

Comentários