Programa ‘Saúde na Escola’ é destaque na rede municipal de Educação

Geral Da Redação em 06 de maio, 2022 17h05m
Facebook Twitter Whatsapp

Cerca de 6.000 mil kits de higiene bucal estão sendo distribuídos para as crianças

Desde o ano passado, o ‘Programa Saúde na Escola e o Programa Crescer Saudável’ trabalham um novo ciclo por meio de uma parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde nas escolas da rede municipal, tendo como objetivo promover a saúde e educação integral das crianças.

Dentro do ‘Saúde na Escola’ também é desenvolvido o Programa ‘Crescer Saudável’, que visa fortalecer as ações de alimentação saudável e atividade física com enfoque em prevenção e tratamento da obesidade infantil, cujos dados indicam aumento significativo durante a Pandemia do COVID-19.

Durante o ano de 2021 as atividades foram realizadas de maneira remota, com envio de vídeos, imagens e atividades. Neste ano, desde início das aulas, as ações do projeto estão sendo feitas de forma presencial.

No total, o programa está distribuindo em torno de 6.000 mil kits de higiene bucal, com escova, creme dental e fio dental, em todas escolas da rede municipal, beneficiando todos os alunos.
        Dentro das ações com a temática de Saúde Bucal, a classificação de risco bucal e escovação supervisionada tem como principal objetivo fazer o levantamento das condições de saúde bucal dos alunos e encaminhamento para o tratamento odontológico, se necessário.

Publicidade

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O PSE (Programa Saúde na Escola) é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a Promoção da Saúde e prevenção de doenças entre os estudantes brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas. Todas as ações do programa são possíveis de serem realizadas, nos municípios cobertos pelas equipes do Saúde da Família. Na prática, o que ocorre é a integração das Redes de Educação e do Sistema Municipal de Saúde.

AS 15 TEMÁTICAS

Prevenção à COVID-19; Combate ao mosquito Aedes Aegypti; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção de alimentação saudável; Promoção das atividades físicas e corporais; Promoção da saúde e educação sexual e reprodutiva; Avaliação do risco bucal e promoção da higiene bucal; Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção dos acidentes de trânsito; Orientação e prevenção à Leishmaniose; Verificação da Situação Vacinal; Avaliação da acuidade visual; Avaliação da saúde auditiva; Orientação sobre os Primeiros Socorros; Saúde mental e prevenção ao suicídio.

Publicidade
Compartilhe esta notícia:
Facebook Twitter Whatsapp

Comentários