Prefeitura de Jales reforça limpeza e manutenção nos cemitérios para o Dia dos Pais

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Administração, está preparando o Cemitério Municipal da Consola

Geral Da Redação em 26 de julho, 2022 16h07m

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Administração, está preparando o Cemitério Municipal da Consolação e o Cemitério Nossa Senhora da Paz para o Dia dos Pais, que será celebrado no dia 14 de agosto. Serviços de limpeza e manutenção já estão sendo executados com o objetivo de preparar os espaços para a visitação de familiares e amigos às sepulturas dos entes queridos.

 

Os serviços de capinação, poda de árvores, varrição, limpeza e retirada de entulhos foram intensificados nos dois cemitérios, que também receberão a instalação de novos bebedouros. No Cemitério Nossa Senhora da Paz, também conhecido como “cemitério novo”, está sendo construído um novo canteiro de jardim, delimitado por guias e totalmente gramado; guias estão sendo instaladas em locais onde ainda não existiam; repintura de guias, ente outras melhorias.

 

O secretário municipal de Administração, Reginaldo Viota, disse ainda que “como o lado esquerdo do Cemitério da Paz está totalmente ocupado, restando apenas uma fileira de túmulos com medidas especiais, foi feita a terraplanagem do lado direito e construídos 80 novos túmulos no local”.

 

Reginaldo ressaltou que os dois cemitérios vêm recebendo atenção especial não somente nos dias que antecedem o Dia dos Pais, mas durante todo o ano. “Desde o primeiro dia da gestão do prefeito Luis Henrique Moreira e da vice Marynilda Cavenaghi, as equipes da Prefeitura vêm atuando na revitalização e manutenção dos cemitérios”. De acordo com o secretário, as ações para o Dia dos Pais foram intensificadas devido ao fluxo ser maior neste período em que se aumenta a ida das pessoas que visitam os locais para homenagear entes queridos e, também, limpar e enfeitar os túmulos.

 

Para o prefeito Luis Henrique Moreira, “a meta é oferecer um local cada vez mais limpo, seguro e bonito para acolher os visitantes que forem homenagear seus entes queridos, além disso, cuidar desses importantes espaços é uma questão de respeito com aqueles que contribuíram com o desenvolvimento e a história da nossa cidade”.

 

Os cemitérios ficam abertos todos os dias das 7h30 às 17h00. No domingo, Dia dos Pais, o horário de funcionamento é especial, das 7h às 18h30.

 

Dengue

A coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, também fez uma orientação à população sobre o combate e prevenção à Dengue: “precisamos redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito. Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti.  O cuidado tem que ser permanente, ainda mais pelo fato de o cemitério ser um ambiente favorável à reprodução e sobrevivência de larvas. Pedimos para que a população leve vasos furados no fundo, evite flores artificiais, não utilize pratinhos, retire embalagens e celofanes das flores e preencha os vasos até a borda. Todas essas ações são fundamentais no combate”, alertou.

 

Publicidade

Novos horários de velórios

A Prefeitura de Jales pulicou no Diário Oficial do Município o Decreto nº 9.300, de 19 de julho de 2022, em que o prefeito Luis Henrique Moreira regulamenta o horário dos velórios e o funcionamento dos dois cemitérios da cidade.

 

No Dia das Mães (segundo domingo do mês de maio) e no Dia dos Pais (segundo domingo de agosto) o Cemitério Municipal da Consolação e o Cemitério Nossa Senhora da Paz vão abrir das 6h30 às 18h30. Nas vésperas dos Dias de Finados (1º de novembro) os cemitérios abrem das 7 horas às 18 horas e nos Dias de Finados (2 de novembro) os dois cemitérios abrirão das 6h às 18h30.

 

Já os velórios em Jales poderão ocorrer das 6h às 16h30. Caso o sepultamento não ocorra até as 16h30, a empresa funerária responsável pelo serviço deverá remover os corpos e os velórios serão fechados, sendo reabertos somente no dia seguinte.

 

O decreto também determina o último horário de sepultamento nos Cemitérios Municipais de Jales: Cemitério Municipal da Consolação (16h30) e Cemitério Municipal Nossa Senhora da Paz (16h).

 

O secretário de Administração, Reginaldo Viota informou que o horário de sepultamento deverá ser agendado diretamente no Cemitério Municipal da Consolação, de acordo com a disponibilidade e sem conflito de horários. A realização de velório em residências está vedada pelo decreto.

Publicidade

Comentários