Quase 600 servidores da Educação participam de treinamento sobre Primeiros Socorros feito pelo SAMU

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SAMU 192 Jales (Serviço de Atendimento M&o

Geral Da Redação em 11 de agosto, 2022 21h08m

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SAMU 192 Jales (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) proporcionou a 16 motoristas e 569 servidores das EMEIS (Escolas Municipais de Educação Infantil) e das escolas municipais, uma capacitação sobre treinamento em noções de primeiros socorros com ênfase nas manobras de desengasgamento.

As ações aconteceram no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, o Teatro Municipal de Jales, na segunda-feira, dia 8, e na terça-feira, dia 9 de agosto. Foram abordados conteúdos teóricos e demonstrações práticas de manobras de desengasgamento em lactentes, crianças e adultos em cumprimento à Lei municipal n° 4.792 de 05 de junho de 2018, que estabelece a obrigatoriedade da adoção de treinamentos teórico-prático em primeiros socorros aos profissionais da Rede de Ensino Infantil e Fundamental no município, denominada " Lei Lucas Begalli Zamora". 

O treinamento foi ministrado pela enfermeira técnica do SAMU, Polyana Tavares de Souza Tobal, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Urgência, apoiada pela coordenadora Ana Lucia da Silva com o propósito de capacitar e reciclar todos os profissionais que trabalham e lidam com crianças em sua rotina. 

Publicidade

A coordenadora do SAMU 192 Jales, Ana Lúcia da Silva, salientou a importância da parceria entre a Educação Municipal e o SAMU com o intuito de capacitar toda a rede municipal em noções de primeiros socorros. Já a enfermeira do Polyana Tobal, que ministrou a capacitação, parabenizou todos os participantes e a administração municipal pela iniciativa. Citou que “ter uma equipe preparada para atender uma intercorrência é essencial para preservar a vida e a saúde da criança”. Diante disso, enfatizou algumas ações preventivas, além de atendimentos de primeiros socorros em intercorrências mais comuns presenciadas em ambientes escolares. A ênfase foi dada nos primeiros socorros em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, mais conhecido como engasgamento e nas manobras de desengasgamento; sendo feita demonstração prática dos atendimentos após a explicação teórica.

De acordo com a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi, que esteve presente nos dois dias do treinamento, "garantir o ensino de primeiros socorros envolve questões sociais e de segurança no trabalho e assegura uma melhor assistência em situações de emergência, podendo salvar vidas. Algo muito simples como o ato de se engasgar ou ter um desmaio, pode colocar uma vida em risco, e, por isso, o atendimento adequado é tão importante”, frisou.

Antes do encerramento, a supervisora de ensino Marislei Berceli presenteou as profissionais do SAMU 192 Jales, Polyana e Ana Lúcia, em agradecimento ao trabalho voluntário que realizaram durante os dois dias de treinamento.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Últimas notícias