Semana do Trânsito será realizada de 18 a 25 de setembro nas escolas municipais

Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e parceria da Secretaria Municipal de Educação,

Geral Da Redação em 30 de agosto, 2022 14h08m

Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e parceria da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Jales irá realizar a Semana do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, orientando os alunos matriculados na rede municipal de ensino através de aulas sobre o assunto e distribuição de material pedagógico.

 

Visando auxiliar na conscientização sobre segurança no trânsito, a Prefeitura de Jales irá distribuir folhetos informativos aos alunos da rede municipal de ensino, para que o material seja trabalhado em sala de aula, mostrando aos jovens a importância de manter o respeito e a responsabilidade.

 

Alunos dos 4º e 5º anos irão desenvolver uma Carta ao Leitor abordando o assunto trabalhado em sala de aula. Todas as cartas serão julgadas por uma comissão formada por profissionais da área da Educação e o melhor aluno de cada série receberá uma bicicleta como prêmio pela dedicação.

 

“Promover esta campanha de orientação aos nossos alunos é uma forma de ensinar a real necessidade de encarar o trânsito da forma correta. Também pretendemos fazer essa mensagem chegar aos pais, incentivando o senso de coletividade dos motoristas”, afirmou Altair Ramos Leon, autoridade municipal de trânsito e responsável pelo setor de Mobilidade Urbana do município.

Publicidade

 

De acordo com Altair, “no primeiro semestre de 2022 foram registrados em Jales 129 boletins de ocorrência de acidentes de trânsito com vítimas. Em 111 dos casos, havia pelo menos uma moto envolvida, ou seja, em 86% dos acidentes de trânsito com vítimas. Em 2016, esse percentual era de 77%. Chama a atenção o elevado número de motocicletas e motonetas envolvidas nos acidentes e este é um dos motivos de desenvolvimento da campanha”.

 

Segundo dados da Polícia Civil de Jales, a principal causa dos acidentes de trânsito com vítimas é humana, como é observado após a análise dos boletins de ocorrência. O desrespeito a legislação e a sinalização de trânsito, a falta de atenção na condução do veículo, a velocidade incompatível para o local e uso do celular enquanto dirige são recorrentes causadores de acidentes.

 

“A Semana Nacional do Trânsito pretende conscientizar nossos alunos, deixando claro que cada motorista é responsável pela segurança de todos, conhecendo os riscos para proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. Não vamos esquecer que isso também vale para os pedestres, assim nossos jovens se tornarão motoristas conscientes no futuro”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi .

Publicidade

Comentários