Sonho realizado: Rumo e Prefeitura inauguram viaduto em Jales com investimento de mais de R$ 7 milhões

Uma das obras de mobilidade urbana mais aguardadas pela população de Jales finalmente saiu do papel e virou realidade no municípi

Geral Da Redação em 31 de agosto, 2022 16h08m

Uma das obras de mobilidade urbana mais aguardadas pela população de Jales finalmente saiu do papel e virou realidade no município. A concessionária responsável pela malha ferroviária, a Rumo e a Prefeitura de Jales inauguraram na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto, o viaduto Delegado de Polícia “Dr. Sebastião Biazi” que passa sobre a linha férrea na altura da Rua Arujá, ligando os bairros Jardim Paulista e Jardim São Gabriel.

Participaram da cerimônia de inauguração, o pelo prefeito Luis Henrique Moreira ao lado da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice Marynilda Cavenaghi, o presidente da Câmara Municipal, Bismark Kuwakino e vereadores, o Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, o Coordenador de Relações Governamentais, Marcelo Rodrigues, o Especialista em Relações Governamentais da Rumo, Thiago Augusto Eloy, a senhora Luzia Beijo Francisco Biazi, viúva do Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi, que leva o nome da importante obra, que estava acompanhada do cunhado Angelo e do sobrinho Márcio, o Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Manoel Andreo de Aro, o Diretor do Departamento de Mobilidade Urbana e Autoridade Municipal de Trânsito, Dr. Altair Ramos Leon, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Wagner Roberto Coneglian, o Presidente do Conselho Comunitário de Trânsito de Jales, Roberto Vieira Lima e o Delegado Seccional de Polícia, Dr.  Charles Winston de Oliveira, além de autoridades locais e regionais, representantes da sociedade civil organizada, imprensa e da comunidade jalesense.

O Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, agradeceu a todos que tiveram participação direta na entrega da obra, os colaboradores, como também a empresa responsável pela construção que conseguiu antecipar a entrega da obra e entrega-la sem intercorrências. “A inauguração desta importante obra é um ganho para todos que circulam aqui pela região. Melhora a mobilidade urbana da cidade e aumenta a segurança para os motoristas e pedestres, pois eliminamos o cruzamento em nível com a linha férrea. A operação ferroviária também ficará melhor, já que não existem mais riscos de colisão”.

As obras do viaduto que era clamado há décadas pela população começaram em março deste ano e a Rumo investiu cerca de R$ 7 milhões na obra. O viaduto tem mão dupla para circulação de veículos e passarela para pedestres e substitui a passagem em nível sobre a linha férrea na Rua Maranhão.  O novo viaduto tem uma alça de acesso que se inicia na esquina da Avenida Minas Gerais com a Rua do Lavrador, passa sobre a linha na altura da Rua Arujá, no Jardim Paulista, e termina na Rua Goiás, no Jardim São Gabriel.

Segundo o prefeito Luis Henrique, “esta é uma obra esperada há décadas pela população, existia um clamor popular muito grande para que esse viaduto fosse construído e hoje ele é uma realidade e se torna uma obra que entra para a história de nossa cidade. Estou honrado e muito feliz de poder, junto da população, realizar esse sonho, entregar com a Rumo esta obra que vai melhorar a trafegabilidade, reduzir consideravelmente o índice de acidentes neste local onde tantas pessoas já perderam suas vidas, melhorar significativamente o trânsito das vias municipais e contribui também para a eficiência da ferrovia, além de proporcionar a redução no acionamento das buzinas dos trens. No entanto, esse é um procedimento essencial de segurança. Este primeiro viaduto é uma conquista de Jales, dos jalesenses. Muito do que Jales é hoje nós devemos à ferrovia. Na história do Brasil, os corredores do desenvolvimento estão no entorno das malhas viárias. E foi assim também com nossa cidade”, ressaltou.

 O prefeito ainda falou sobre a justa homenagem prestada ao delegado Dr. Sebastião Biazi, que dá nome ao viaduto. “Não poderíamos fazer uma homenagem mais justa. A Câmara Municipal, a Rumo, os vereadores que fizeram a indicação inicial foram de uma grande felicidade ao colocar o nome Viaduto Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi nessa obra. Alguém grande que fez uma história linda como esposo, pai, cidadão, profissional, tinha que ter um reconhecimento à altura”.

A viúva do delegado Dr. Biazi, Luzia Beijo Francisco Biazi, que recebeu flores da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, agradeceu pela homenagem. “É com imensa gratidão, que eu Luzia, meus dois filhos Fernando e Gustavo e todos os familiares, aqui representados pelo meu cunhado Angelo e meu sobrinho Márcio, agradecemos à concessionária Rumo, ao prefeito Luis Henrique, à vice Marynilda e aos vereadores que fizeram com que essa homenagem fosse hoje eternizada. Meu marido continuará vivo em nossos corações”.

Publicidade

Após o descerramento da placa de inauguração e o corte da fita inaugural, uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, viaturas da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), subordinadas à Delegacia Seccional de Polícia de Jales, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Ambiental de Jales foram os primeiros veículos a fazerem a travessia no novo Viaduto.

Sobre a Rumo

A Rumo administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovia no país e o principal corredor logístico está concentrado entre os Estados de Mato Grosso e São Paulo. Todos os dias são embarcadas mais de 80 mil toneladas de grãos em Rondonópolis (MT) em direção ao Porto de Santos. Atualmente, passam pela região de Jales mais de 20 trens por dia.

Boa parte desse fluxo são de composições com 120 vagões com capacidade para transportar cerca de 11.500 toneladas úteis – volume equivalente à capacidade de 261 caminhões.

Em 2021, mais de 60 milhões de toneladas foram transportadas pelas ferrovias administradas pela Rumo em todo o país.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas