Hora do Conto: Menino e o Mundo é 2ª atração do mês na Biblioteca Municipal

Além de ‘Memórias de Machadinho’, o projeto de incentivo à leitura ‘A Hora do Conto’ tem mais uma atra&cc

Geral Da Redação em 09 de setembro, 2022 13h09m

Além de ‘Memórias de Machadinho’, o projeto de incentivo à leitura ‘A Hora do Conto’ tem mais uma atração neste mês de setembro,  ‘O Menino e o Mundo’, com direção de Fabiano Amigucci. O projeto da Secretaria Municipal de Cultura, desenvolvido por meio da Biblioteca Pública Dr. Fernando Costa, oferece sessões de contações de histórias com o objetivo de incentivar a leitura.

 

As sessões acontecem semanalmente às terças-feiras, às 14h; e quintas-feiras, às 9h. A proposta é ampliar o acesso deste tipo de vivência lúdica e educativa a mais crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e instituições parceiras.

As apresentações são realizadas no 1º andar do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão (edifício da Biblioteca Municipal), localizado na Praça Leonardo Gomes, nº 1 – Centro (ao lado do Terminal Urbano). Cada sessão comporta até 50 crianças/adolescentes.

O Menino e o Mundo

Criada a partir de poesias selecionadas do livro ‘Ou isto ou aquilo’ de Cecília Meireles, o Menino e o Mundo utiliza a saga do herói como base da narrativa. Conta a história der um menino que quer um burrinho para lhe fazer companhia, alguém que o acompanhe pelo mundo em busca de descobertas e aprendizados.

 

Trazendo à tona discussões e questionamentos acerca das relações humanas e pessoais das crianças, o conto procura estabelecer uma conexão entre o íntimo do menino e o olhar de amizade frente a um mundo onde é melhor caminhar a dois do que sozinho.

Como proposta de linguagem, são utilizadas as brincadeiras gramaticais feitas pela poetisa em suas obras, afim de preservar o tipo de escrita da autora e incentivar a curiosidade do público para as suas histórias.

Publicidade

A encenação tem como base a manipulação de objetos cotidianos, dando-lhes novos usos e significados, além de contar com um jogo entre o ator/contador e as personagens representadas, onde se mesclam e se separam, dando pontuações e olhares singulares a partir ao que se é contado.

Texto: Josy Mariano de Sá/Secretaria de Comunicação

 

Fotos: Divulgação

Ficha Técnica

Nome: O Menino e o Mundo
Direção: Fabiano Amigucci
Elenco: Deivison Miranda e Su Mayê
Adaptação, produção e realização: Fabiano Amigucci, Deivison Miranda e Su Mayê

Publicidade

Comentários